Se Prepare Para as Emergências e Viva com Menos do que Ganha

Olá tudo bem com você?

Mais uma terça-feira começando e em nosso artigo de hoje quero seguir a pauta sobre controle financeiro e reserva de emergência.

Escrevi na semana passada sobre os custos que temos com taxas e tarifas bancarias no artigo Todo Investimento Começa com Cortes das Taxas e Custos, caso você ainda não tenha lido, tira um tempinho e leia também, com certeza agrega ao tema de hoje.

Desde  quando comecei a investir, passei a estudar mais a fundo sobre as seletas opções de investimentos e também sobre não adiantar de nada você querer investir se não tem um controle financeiro ou mesmo uma reserva e vou lhe dar uma prova real do que vem acontecendo comigo justamente nesta quarentena.

Por volta de 2008/2009, assumindo uma divida que meses depois vim a re-negociar, mas foi justamente em um período em que estava começando com a agência nova, tudo que entrava praticamente colocava na empresa e sobrava muito pouco para mim e meu sócio. Esta divida foi se arrastando, o tempo foi passando acabei ficando com meu nome negativado, mas a correria era tanta que me adaptei a ter que comprar tudo à vista e mesmo nos melhores momentos da vida não corri atrás de acertar este débito.

Aqui já aproveito para deixar duas grande dicas:

  1. Sempre que possível, apareceu a oportunidade busque quitar todos os seus débitos
  2. Muitos com o nome do SPC/SERASA acabam achando que isso é o final do mundo, mas na verdade isso pode lhe ajudar a não viver na dependência de crédito, verá que é possível realizar compras somente quando for necessário e o melhor só quando tiver dinheiro em mãos. Este foi um dos melhores ensinamentos que tive na vida a aprendi com minha ex-esposa.

Bom, retornando a este meu débito, passaram 5 anos, a restrição no meu nome caducou e passou a não constar mais nos sistemas de negativação e para mim estava tudo ok, mas não foi bem assim.

Agora em maio/2020, estava aguardando um saldo cair em minha conta e nada deste valor entrar, passou do horário bancário e nada deste valor cair e coisa que sempre se concretizou em coisa de minutos, foi quando abri minha caixa de e-mail e tinha lá e-mails de 3 dos bancos que hoje trabalho, notificações de ordem Judicial, informando que minhas contas estavam sendo bloqueadas, os valores que eu tinha nelas congelados, isso mesmo que você leu, em plena quarentena uma divida de mais de 10 anos bloqueou minhas contas. As únicas contas que mantive disponíveis foram minhas contas poupança.
Entrei em contato com um colega advogado que já havia prestado outros trabalhos para mim no passado, para ele tentar ver uma solução para resolver este bloqueio, mas com tudo parado, fóruns fechados, juízes e advogados trabalhando em home office, por mais que se tenha um sistema on-line esta bem difícil de se conseguir uma solução com agilidade. Por minha sorte tenho cartão de crédito e estou me virando com as necessidades básicas e alimentação através dele e também ajuda da minha irmã que conseguiu me transferir determinada quantia em uma das minhas contas poupança.

Infelizmente não consigo transferir valores das corretoras para qualquer uma destas contas poupança e se fizer para as contas cadastradas corro o risco de bloquearem também.

Estas são situações em nossas vidas que acontecem quando menos esperarmos, mas temos que ter fé que no final irá dar tudo certo.

Porque estou contando este episódio para você?

Para que possa intender que imprevistos acontecem e muitas vezes para nos lembrar que ainda estamos em débito com algo, se eu tivesse resolvido isso anos atrás não estaria passando por isso agora.

Por outro lado sou uma pessoa que posso dizer que tenho um suporte financeiro, mas neste momento não esta me adiantando muito, se tivesse mantido meus saldos nas contas poupança e não nas correntes eu não correria o risco de ficar sem dinheiro, porque se não me engano existe uma lei que não permite mais bloqueios judiciais em conta poupança, então fica outra dica para você, reserva para o dia a dia mantenha em sua conta poupança.

Outro fator relevante de eu não estar passando mais dificuldades é devido a muito tempo eu viver com muito menos do que eu ganho, então minhas contas não são altas.

Mas o ensinamento que quero deixar aqui é, que antes mesmo de você pensar em investir, você precisa ter uma reserva de emergência de pelo menos 6x o seu custo de vida mensal, para que em momentos como estes que estamos vivendo nesta quarentena consiga se manter pelo menos por algum tempo.

Muitas pessoas vivem por exemplo com um salário de R$ 3000,00, quando acabam ganhando um aumento, ao invés de continuarem vivendo normalmente com o valor que já viviam, acabam usando este plus para fazer mais contas e quando caem em si, percebem que toda sua remuneração esta comprometida, não sobrando nada para qualquer outra coisa.

Esta quarentena esta servindo para  ensinar a todos nós, a se reinventar, muitos acabaram arrumando outras fontes de renda, produzindo e vendendo máscaras, outros buscaram por fornecedores de álcool gel para revender, o sistema de Delivery nunca foi tao requisitado como nos tempos atuais, fazendo muitos restaurantes que não trabalhavam com entregas, passarem a oferecer o serviço para não fecharem totalmente. Aprendemos que  é possível se gerar renda sem sair de casa, este último será mais uma das opções adotadas por autônomos e por muitas empresas, após a quarentena, com isso a reduzindo custos e tempo tanto para empresa quanto para o funcionário. Eu mesmo a muitos anos já trabalho no sistema home office, por mais que no passado tivesse meu estúdio, muitas coisas eu fazia direto de casa.

Para mim, por mais que passei por este problema, depois de tudo resolvido, conseguirei me reestruturar rapidamente, diferente de uma grande parcela da população que esta na dependência do auxílio do governo que além de um valor baixo, muitos ainda estão brigando por este direito e tendo qualificação para isso.

Peguem como experiência tudo que está acontecendo com esta pandemia, reflita, faça um esforço para mensalmente conseguir guardar R$ 50,00, R$ 100,00, R$ 500,00 por mês, qualquer quantia de pouco em pouco no final do ano ou após alguns anos verá que conseguiu gerar sua reserva, continue gerando uma fonte de renda complementar, muitos começam assim, Tiago Nigro era garçom nas horas vagas, Nathalia Arcure, fez do youtube uma excelente fonte de renda, que depois a possibilitou escrever um livro, criar novas formas de renda, além de suas economias desde a infância, Tiago Fonseca se tornou milionário com livros, cursos e vídeos de motivacionais e vocacionais, se tornando um dos maiores influenciadores para empreendedores.

Somente na internet e nas redes sociais existem uma infinidade e opções que podem se tornar uma fonte de renda extra para você, muitos estão fazendo grana com Tiktok. Para fazer acontecer é arregaçar as mangas e colocar em prática suas idéias.

A poucos dias conheci o canal o Sharkão, um Youtuber que atua no mercado de OP e também possui outras fontes de renda, ele faz uns vídeos bem bacanas e por ser um cara mais novo tem uma cabeça muito bem formada e neste vídeo ele da uma verdadeira aula de como se viver bem não tendo que ostentar ou viver acima do seu padrão.

Este vídeo já tem pouco mais de um ano e a vida dele mudou muito de la pra cá, mas nos vídeos atuais da para perceber que a personalidade dele continua a mesma.

Vale a pena assistir, aproveita e deixe o like, pois ele da uma verdadeira aula neste vídeo.

Espero que esta minha história de vida real possa lhe servir de ensinamento, mesmo com os problemas consegui continuar operando no mercado financeiro, com isso, após tudo passar minha vida seguira em frente e ainda mais preparado para os novos passos.

Grande abraço, uma excelente terça, aproveitando para lembrar que diariamente a partir das 8h30 tem um artigo novo aqui.

Deixe um comentário