Nos tornamos muito mais fortes quando fazemos o bem ao Próximo!

Olá Tudo bem com você?
Mais uma semana que se inicia e gostaria de compartilhar com você um tema que tenho percebido estar cada vez mais distante do dia a dia das pessoas, que é ajudar ao próximo.

Eu sempre tive comigo desde minha infância, através da educação dos meus pais, mais da minha mãe que sempre foi uma pessoa muito solidária, que devemos fazer o bem sem olhar a quem e trago isso comigo até hoje.

Para quem esta conhecendo este meu blog devido aos temas que venho abordando referente a investimentos, mercado financeiro, Trade e empreendedorismo, se olhar minhas publicações mais antigas, ira perceber que aqui tem muito conteúdo referente as áreas de TI, Web, Design e fotografia, áreas estas que fizeram e algumas ainda fazem parte da minha vida.

Este blog foi criado em 2009 à 11 anos atrás, mas muito antes disso eu já vinha escrevendo em um outro blog que foi rackeado e tirado do ar, pois eu escrevia muito sobre hardware, redes, servidores e programação e devo ter incomodado alguém ou algum grupo. Mas, perder este blog não me fez desistir de continuar compartilhando meu conhecimento, recomecei, conheci a plataforma wordpress que vinha se destacando pela tecnologia e segurança embarcada e voltei e gerar meus conteúdos do zero.

Durante uma fase bem conturbada da minha vida acabei deixando o blog de lado, mas não perdi as esperanças de continuar usando ele para poder ajudar alguém.

Com meu material sobre fotografia e dicas sobre problemas que já tive com programas e recuperação de arquivos, já ajudei e ainda ajudo muitas pessoas que semanalmente me mandam mensagens agradecendo por os ter salvo de perderem todo seu trabalho, ou que a dica serviu para agilizar seu fluxo de edição e isso já me deixa muito feliz, são mais sementes boas que venho espalhando.

Com o material sobre o mercado financeiro não é diferente, fico indignado em ver o quanto nosso pais é atrasado quando nos referimos a educação financeira, sobre o quão é importante se ter uma reserva financeira ou mesmo que, com pouco investimento mas pensando no longo prazo que é possível sim realizar o sonho que quiser, só nos basta termos disciplina, termos um controle sobre nossa renda e colocarmos em pratica desde já.

Eu quero um dia poder ser lembrado por alguém, por ser a pessoa que lhe ajudou na caminhada em busca de sua liberdade financeira, e quando falo isso não é querendo iludir com formulas mágicas ou lâmpada do Aladdin, onde se faz 3 desejos e em um piscar de olhos as coisas acontecem, não, não, longe disso aqui compartilho coisas que coloquei em prática e para mim vem dando certo. Tenho certeza que, com alguns ajustes dentro das condições de cada um, poderá dar certo para também.

Além do Blog também tenho um Canal no Youtube, onde compartilho alguns vídeos, hoje não ganho nada com ele, pode ser que algum dia possa vir a ganhar e se acontecer com certeza ajudará bastante a continuar gerando conteúdo e melhorando ainda mais, pois faço tudo sozinho, não tenho equipe, eu quem filmo, edito, ajusto luz, graças a todas as minhas experiências profissionais vividas nestes meus 40 anos.

A coisa de 2 meses conheci o grupo no facebook Mini Índice em Foco, grupo que também compartilho sempre que posso meu conhecimento e uma das coisas que mais sou questionado ali é sobre, se não sou mais um vendedor de cursos ou com interesse em vender algo e sempre digo, antes de jugar, alguém ou tomar qualquer conclusão precipitada, temos antes que conhecer a fundo as pessoas, e não é porque muitos hoje vivem através de venda, que não existam pessoas buscando compartilhar sem cobrar nada.

Sei que vivemos em um gerarão do marketing digital, de geradores de conteúdo, afiliados, coaching, entre outras novas profissões que surgiram nesta ultima década, más não é porque o mercado a todo momento esta lhe vendendo algo que todas irão seguir pelo mesmo caminho.

Antes desta nova onda de serviços surgir eu já compartilhava muito conteúdo de forma gratuita, sem nenhuma intenção de vender nada a ninguém, e sim sempre pensando em buscar ajudar de alguma forma aqueles que estão começando, pois nenhum de nós nasceu sabendo. Li um Livro a alguns anos atrás chamado Profissão Fotógrafo, apesar do titulo este é um livro que todos deveriam ler. No Brasil esta questão de se compartilhar conteúdo, chegou muito tarde e quando surgiu junto veio a oportunidade de se fazer dinheiro. À alguns anos atrás, se você queria aprender algo, tinha que pesquisar por conteúdos internacionais, porque aqui ninguém queria compartilhar nada com medo de se criar mais um concorrente.

Eu sempre pensei o contrario, quanto mais compartilhamos melhor preparadas as pessoas chegam no mercado e ao invés de oferecerem preço passam a oferecer valor seja lá o produto ou serviço que for.

Mas infelizmente com o passar dos anos e quando se deram conta do poder que existia em compartilhar conteúdo, o mercado acabou transformando isso em um grande negócio e não sou contra, mas junto ao negócio surgiram muitas pessoas oferecendo materiais ruins, muitas promessas e não as cumprindo, eu mesmo já paguei por cursos online ou conteúdos de meu interesse, onde foram entregues pela metade, e os responsáveis sumiam, mas isso só me ensinou que antes de eu comprar ou contratar algo, pesquisar mais a fundo sobre, para não cair em uma furada.

Da mesma forma que existem muitos vendedores, a ampliação da velocidade de dados e o surgimento das redes sociais, nos abriu um leque de oportunidades onde conseguimos aprender muitas coisas, sem ter que investir um centavo e sim somente investir nosso tempo e dedicação.

Eu por outro lado tenho a consciência de que muitas pessoas ainda mais no momento em que estamos passando por uma quarentena, estão tendo dificuldades até para se alimentar, quanto mais comprar alguma coisa e é pensando em pessoas nesta situação, com poucas condições e poder aquisitivo menor, que continuo oferecendo tudo que posso de forma gratuita. Caso algum dia, pois não prevemos o futuro, surgir a oportunidade de ministrar  cursos, ou mesmo palestras, com certeza serão para pessoas que podem pagar por aquilo, mas no momento não é esta a pretensão.

Como fotógrafo por 3 anos ministrei aulas através de um centro comunitário de forma gratuita onde reservava 10 horas em minha semana para ministrar estas aulas, nestes 3 anos surgiram novos profissionais da fotografia, claro que foi um número limitado se comparando a tantos alunos que tive a oportunidade de ensinar, mas para mim já é motivo de orgulho e é isso que busco e sempre buscarei, ajudar a quem puder e a mim mesmo, pois para poder escrever sobre algo, produzir os conteúdos referentes a investimento, eu preciso estudar muito para ter conhecimento e embasamento sobre o assunto, então ao mesmo tempo que estou compartilhando, também amplio meu conhecimento.

Hoje ministros aulas de fotografia na principal faculdade de Araraquara/SP, através do sistema de qualificação profissional Uniara Qualifica, é um curso que tem custo, mas atende um publico diferente e que estão em busca de investir em uma profissão ou mesmo uma nova área de atuação, então o que muitos acabam vendo como custo, eu vejo como investimento, então cursos sempre serão válidos, desde que você pesquise e não entre em furadas.

Para complementar este minha publicação de hoje quero deixar aqui um vídeo do canal Ao Raboni, onde o assunto principal é estética automotiva.

Mas o que isso tem haver com mercado financeiro e investimentos? Posso lhe garantir que tem tudo haver.

Eu sou uma pessoa apaixonada por carros e motos, então consumo muito sobre este tipo de conteúdo, sempre antes de uma compra vou pesquisar a fundo sobre os prós e contras de determinado veículo e marca, muito diferente da grande maioria que realizam suas compras por impulso visando beleza e o quão chamativo seja o veículo, por ser lançamento e o quanto de statos terá por ser o primeiro da sua rua, bairro, a ter determinado modelo.

Sempre analiso a fundo buscando unir minhas vontades ao racional e que estejam dentro de minhas condições, pois não adianta, andar de carros ou motos do ano e chamativos e manter um carne de 100 parcelas na gaveta, chegando a pagar 2 ou 3 vezes o volar real do mesmo ao final do financiamento, sem dizer na desvalorização, mas este é um tema para um próximo artigo.

Voltando ao tema, hoje vendo este vídeo do canal Ao Rabone, me identifiquei ainda mais com o Igor, pois é um cara de coração enorme além de excelente profissional e tem em sua meta de vida, ajudar ao próximo dentro de suas condições e este vídeo se encaixa perfeitamente com o tema do artigo e perceberão ao assistir que também envolve o universo financeiro e nossa realidade atual.

O que quero deixar de lição aqui é que todos nós precisamos um dos outros, dependemos um dos outros e existem sim pessoas boas e que não pensam somente em sí próprios e que olham para o horizonte buscando ser uma simples semente que espalhada pode gerar muitos frutos bons.

Não tenho o poder de mudar o mundo, mas sei que fazendo minha parte já estarei fazendo a diferença.

Assista ao vídeo até o final, pois a história é muito emocionante e com certeza lhe fará olhar ao seu redor com outra perspectiva.

Uma excelente semana, caso tenha gostado do conteúdo, deixe seu gostei, compartilhe este texto com alguém que saiba que precisa ler isso, ira com certeza estar fazendo sua parte também.

Grande Abraço

Deixe um comentário