Loss de +100k em um único dia no Day Trade

Olá tudo bem com você? Hoje o tema é sobre loss e como a falta de controle pode de prejudicar.

Para você que tem acompanhando meus posts, diários, já deve ter percebido que esta semana venho abordando temas que são importantíssimos e que nos faz refletir.

Da mesmas forma que entramos no mercado financeiro, especificamente no day trade buscando ter uma alta rentabilidade, precisamos estar cientes de o contrario também pode acontecer, pois o risco é altíssimo sendo 50% para o gain e 50% para o loss.

Em todos os textos que escrevo, sempre digo que no day trade, primeiro se perde, depois perde novamente e perde mais alguns dias, até que, com bastante tempo de gráfico e melhor preparo lhe transformará em um trader mais consistente, isso não significa que mesmo tendo consistência, que você deixará de ter momentos de loss, pelo contrário, a diferença agora é que estes momentos de perdas serão indiferentes se comparando com todos os seus ganhos e o gerenciamento onde também é mensurado as perdas.

Caso você esteja chegando agora neste blog, eu criei uma categoria determinada Investimentos e Empreendedorismo, nela hoje já conto com mais de 22 publicações autorais, tratando somente sobre estes assuntos e a 15 dias coloquei como meta publicar um novo post por dia, somente aos domingos que não tenho publicações. Se você realmente esta a fim de aprender em um passo a passo e sem pagar nada por isso esta no local certo, caso este material possa ter lhe ajudado e você ache que vale a pena compartilhar eu agradeço.

Bom, como já escrevi aqui, meu começo foi atuando com by and hold, realizando pequenos investimentos em ações e em tesouro direto, depois conheci os fundos de investimentos, os FIIs. Quando falavam de day trade eu corria, pois por mais que tivesse o perfil de investidor voltado para renda variável, sempre assimilava o day trade a operações sem sucesso, e também por me deparar no passado com muito picareta vendendo de ilusões.

Em uma conversa com meu amigo Wellington que hoje mora nos EUA, falamos muito sobre investimentos, trocamos nossas experiências e foi então que novamente o tema day trade entrou em minha vida, eu até cheguei argumentar com ele sobre o que eu achava sobre o assunto, mas ele foi me explicando e mostrando alguns resultados e me passou algumas indicações de livros, sites e profissionais bem sucedidos no Brasil. Como eu não tinha nada a perder e sim só a ganhar um pouco mais de conhecimento. Desta forma passei a estudar e realizar minhas pesquisas. Muitas coisas na minha vida aprendi por ser meio que autodidata, em minha carreira, passei pelo TI área de formação acadêmica, depois passei a programar para web, aprendi fotografia que hoje é minha função principal e também ministro aulas de fotografia pela faculdade Uniara/Araraquara, somente aqui da para perceber que tenho várias fontes de renda.

Por ter facilidade em aprender sozinho, da mesma forma aconteceu com o Day Trade, e a cada passo que dava em busca de conhecimento, além de aprender cada vez mais, passei a conhecer um universo ainda maior nos investimentos. Passei a explorar mais a corretora, ou melhor, de uma corretora que era a Rico, passei a ser cliente de mais 3, Clear, Modal Mais e agora BTG Pactual, em um outro post descrevo mais a fundo a experiência com elas. Atualmente a cada dia venho me aprofundando mais na B3, conheci muitos outros profissionais de carreira brilhante no mercado e até mesmo os mais antigos da época de pregão viva voz.

Enquanto eu estudava, também vinha colocando em prática meus conhecimentos usando uma conta demo, minha primeira plataforma foi a Meta Trader 5.

Ao instalar a plataforma, você já recebe um valor fictício de R$ 10.000,00 para realizar seus treinos, desta forma comecei minhas primeiras operações, seguindo o passo a passo, operando com 1 contrato, por uma semana, depois com 2 contratos até que cheguei aos 10 contratos, operando só os futuros, mini índice e mini dólar, até que chegou o momento em que transformei aqueles 10K fictícios em 39k, para mim já estava preparado, em coisa de poucos meses treinando diariamente nos pregões.

Eis que surge os primeiros anúncios da pandemia Corona Vírus/Covid-19, como estava precisando realizar um remanejamento em meus investimentos, acabei vendendo ações de 3 ativos onde a rentabilidade não estava me agradando muito e também realizei uma pequena porcentagem do meu lucro com MGLU3. Com o saldo eu comprei as minhas primeiras ações internacionais e separei 5k para eu poder operar no Day Trade.

Meu primeiro dia no Day Trade na conta real, foi muito bom, com algumas operações e poucas horas fiz R$ 1000,00 imagina se eu fiquei feliz, os meus estudos agora me traziam resultados reais. Nos dois dias seguintes, também finalizei o dia com gain, mas tive que realizar algumas operações de recuperação.

Eis que chegou o momento onde as coisas começaram a desmoronar, o mercado passou a ficar muito fora do padrão (Desculpa que todo derrotado da) e toda operação que eu realizava era loss e eu querendo recuperar, perdia mais, e mais. Desde meu inicio eu me planejei em dividir aqueles R$ 5000,00 em 5 partes ficando assim R$ 1000,00 de garantia.

Passados 10 dias em que havia entrado na conta real, Eu tinha “quebrado minha conta” em mais de R$ 7800,00 que foram os 5K iniciais mais o que eu havia lucrado no começo.

Eu por estudar muito, percebi que havia entrado em um automático de over trading e até zerar meu capital não tinha caído na real.
Foi então que tive um campeonato de fisiculturismo para cobrir, pois hoje minha função principal é a de fotógrafo como já descrevi aqui e minha área é a de foto jornalismo esportivo mais especificamente o fisiculturismo, cubro os principais campeonatos estaduais e nacionais.

Com os campeonatos, consegui me afastar por algum tempo do trade e isto amenizou um pouco minha dor sobre perda. Depois de finalizar as entregas das fotos, pós campeonato e produção, resolvi continuar afastado da conta real, e passei a estudar mais a fundo e isso foi minha virada de chave, percebi que por mais que tivesse estudado antes, eu não sabia nada, ainda existiam muitas coisas a aprender, e ainda existem, pois todos os dias aprendemos algo novo. Conheci técnicas que por mais simples que sejam, ofereciam bons resultados e este foi meu recomeço, mais uma vez me deparava com o significado do “Menos é Mais” que aprendi na faculdade.

A quarentena, também vem me dando vários up sides, pois da mesma forma que passaram a gerar lives inúteis no instagram e youtube, por outro lado muitos profissionais, se disponibilizaram e ensinar e compartilhar um pouco do seu conhecimento e eu busquei aproveitar o máximo possível, as vezes saindo de uma live diretamente para outra.

Neste tempo aprendi a ter controle emocional ainda mais apurado, reformulei meu gerenciamento e reajustei minhas metas. Aprendi a criar períodos de Rounds diários, onde aos finais de semana  já tenho todo o planejamento da semana seguinte da hora que acordo até a hora que vou dormir e por enquanto esta dando super certo. Estou colocando em pratica questões que eu não havia colocado em 40 anos da minha vida e uma das coisas que me propus e coloquei como meta foi a de compartilhar minhas experiências através deste blog e também meu canal no Youtube de forma colaborativa e sem aquela coisa massificante de ter que vender algo para se ajudar alguém.

Qual o ensinamento que quero deixar aqui neste texto, vemos muitas pessoas dizendo que o mercado do trade é furada, que serve só para tirar nosso dinheiro, que não da para se viver do trade e por outro lado vemos muitos ai vendendo ilusões impossíveis no curto prazo.

Enquanto eu escrevia este novo post, encontrei um vídeo de 9 meses atrás do canal Trade na Mão do querido Rodnei Dias, neste vídeo ele relata como ele teve um Loss de R$ 126 mil reais em um único dia, um ganho que ele passou o mês todo obtendo bons resultados e no último dia do mês devolveu tudo e simplesmente porque ele cometeu falhas, que a grande maioria comete todos os dias. Ele parou, repensou, voltou a estudar e hoje é um trader consistente e assim acontece com todos que buscam vencer neste mercado.
Aproveitem para seguir o canal, pois oferece um conteúdo muito bom e pode lhe ajudar bastante.

Comigo não foi diferente, depois de meu retorno, consegui manter consistência, passei a obter bons resultados, pagando todo meu debito inicial, 60% dos lucros eu reinvisto e busco manter os pés no chão não elevando meu patamar, por mais que hoje poderia operar ainda maior, ainda me considero um lambari neste mercado e continuarei seguindo a seguinte frase do Ports Trader – O importante não é ser perfeito mas sim Lucrativo.

Hoje além de operar os futuros nacionais, também passei a operar no mercado Norte Americano e Europeu através dos futuros e Forex  usando a corretora Activ Trades, com o dólar se valorizando cada vez mais sobre o real é importante pensarmos em uma fonte de renda em uma moeda mais forte. Aproveite para ler o meu post Como Operar no Mercado Norte Americano

Deixo aqui o vídeo do Rodnei, espero que este meu post possa lhe ajudar e caso tenha gostado deixe sua opinião nos comentários, duvidas, sugestões são sempre em vindas.

Deixe um comentário